Por que realizar drenagem linfática é um ato de grande responsabilidade e conhecimento fisiológico?

Por que realizar drenagem linfática é um ato de grande responsabilidade e conhecimento fisiológico?
As membranas basais dos vasos linfáticos iniciais são muito finas, algumas vezes até mesmo ausentes.
As células endoteliais estão muito ligadas ao tecido conjuntivo (por projeção da parede celular e do tecido conjuntivo circunvizinho) (Leak, Casley-Smith).
 Consequentemente, cada movimento do tecido provoca uma separação das células.
Esses diferentes fatores têm como efeito a abertura ampla das conjunções endoteliais intercelulares.
 Essa abertura pode ser de 20 mu para as ceélulas endoteliais dos vasos sanguineos e dos coletores linfáticos, e até 100 mu, algumas vezes mais, para os vasos linfáticos iniciais.
As conexões abertas são frequênntes nos tecidos ativos, como o diafragma, e também nos tecidos lesionados (por exemplo, em razão de uma queimadura, o número de conexões abertas aumenta de 1 a 50/100, até 1 a cada 2).
Fazer um curso de linfoterapia é primordial, a Drenagem Plus com laser é fisiologicamente um complemento, mas o profissional que deseja de fato se especializar e dominar a técnica deverá fazer uma capacitação profissional.
As válvulas linfáticas são comparáveis ás válvulas do sistema venoso. método não invasivo e seguro que requer conhecimento clinico através de cursos de continuidade.
Assim como para as veias, as válvulas linfáticas se projetam na direção da corrente linfática e estão dispostas de tal maneira que permitem um escoamento livre e rápido em direção aos grandes vasos linfáticos e impedem o refluxo.
As vávulas são desprovidas de células musculares lisas.
Os filamentos conferem uma certa estabilidade aos folhetos valvulares, quando do seu fechamento.
Os microtúbulos representam os elementos estabilizadores a fim de resistir ás pressões da corrente de retorno que constituiria o refluxo.
A rede de reabsorção é constituída pelos capilares linfáticos que coletam o líquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular.

A rede de capilares é muito rica.
Os capilares linfáticos são unidos ao tecido conjuntivo por filamentos que os tornam solidários aos movimentos tissulares

O surgimento do edema estaá ligado aá circulação linfática, seja diretamente em consequência do aumento do aporte líquido ou, indiretamente, em consequência de uma patologia linfática específica.

Frequentemente, essas diferentes causas de surgimento do edema sa?o simultâneas, de modo que nos encontramos então na presenc?a de uma patologia mista, na qual observamos uma insuficiência venosa ligada a uma insuficiência do próprio sistema linfático.
A grande adaptabilidade do sistema linfático que drena normalmente cerca de 2 a 2,5 litros de linfa a cada 24 horas permite, caso necessário, a evacuação de ate? 20 a 30 litros em 24 horas. Em muitos casos, essa complacência da rede linfática permite evitar-se o edema. Diante disso, torna-se evidente que o edema é a prova de uma insuficiência linfática. A Drenagem Linática é um procedimento de saúde estética e profissionais capacitados estarão áptos a interagir com este sistema devolvendo normalidade funcional. Linfoterapeuta é o profissional capacitado em drenagem linfática.
Fonte: Albert Leduc e Olivier Leduc.


Share:

Tags: Por que realizar drenagem linfática é um ato de grande responsabilidade e conhecimento fisiológico?

Lívia Gomes

Graduada em Estética e Imagem Pessoal. Extensão em Física Quântica, Histologia Clínica, Acupuntura Estética e Peelings Faciais.

Comments